Regulamento

Objetivo

O Prêmio Banking Transformation, reconhecido nos últimos 16 anos como Prêmio Relatório Bancário, agora muda de nome, mas ainda é o mais importante e tradicional prêmio do setor financeiro no Brasil. Este prêmio tem por objetivo promover, incentivar e valorizar as principais iniciativas e melhores práticas, contribuindo para o aprimoramento do setor, reconhecendo aquelas que se destacarem em suas categorias.

Em sua 17ª edição, o Prêmio se renova e traz a Transformação incorporada seu novo nome. Damos continuidade à visão em pilares, separando tipos de empresa e ampliando a cobertura das instituições e seus cases:

  1. Bancos (tradicionais e nativos digitais);
  2. Empresas do Ecossistema Financeiro.

Cada pilar terá categorias conforme descrito no item III deste regulamento.

A avaliação dos cases será realizada por profissionais ligados ao sistema financeiro, com profundo conhecimento sobre o mercado, seus produtos, serviços, consumidores, políticas e inovações e serão responsáveis por eleger os vencedores em cada categoria.

Regulamento

A finalidade deste regulamento é apresentar as normas relativas às condições de participação, inscrições, apresentação dos cases, critérios de julgamento e premiação que regem a 17ª edição do Prêmio Banking Transformation.

I – Elegibilidade

1. Credenciam-se a concorrer ao Prêmio Banking Transformation projetos de soluções que promoveram melhorias diretas ou indiretas ao setor financeiro.

a. As soluções precisam ter sido implementadas no mercado no período de 1º de janeiro de 2020 a 13 de outubro de 2021, em um dos três pilares e categorias discriminados no item III deste regulamento.

2. Para ter validade, a inscrição deverá:

a. Obedecer aos requisitos estabelecidos neste regulamento.

b. Ter sido paga seguindo os critérios da Ficha de Inscrição conforme item IV.

II - Prazos

1. As inscrições estarão abertas no período de 01 de setembro a 18 de outubro de 2021, e devem ser realizadas exclusivamente pelo site: https://pbt.cantarinobrasileiro.com.br

2. A data limite para a finalização das inscrições é 18 de outubro de 2021, sendo esta data inalterável.

III - Pilares & Categorias

1. O pilar deve ser escolhido de acordo com o perfil do beneficiário/ usuário final da solução:

a. Bancos (tradicionais e nativos digitais): múltiplos, comerciais e de investimento.

b. Empresas envolvidas no ecossistema financeiro: Empresas de meios de pagamento (adquirentes, bandeiras, emissores de cartões), fintechs, financeiras, transportadores de valores, fundos de investimento, bolsas de valores, bureaux de crédito, cooperativas de crédito, corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários, seguradoras e outras.

2. As empresas que inscreverem cases devem sempre estar abaixo de apenas 1 dos pilares descritos acima. Cada case só pode ser inscrito em apenas 1 dos pilares, mas em até 2 categorias cada.

BANCOS
Aplicativos
Autoatendimento
Customer Experience / User Experience
Segurança e Privacidade de Dados
Eficiência Operacional
Inclusão Financeira
Inovação em Crédito
Mitigação de impactos da pandemia
Solução Tecnológica Disruptiva
Solução para Pagamentos Instantâneos
Open Banking
ESG
OUTRAS EMPRESAS DO ECOSSISTEMA FINANCEIRO
Aplicativos
Autoatendimento
Customer Experience / User Experience
Segurança e Privacidade de Dados
Eficiência Operacional
Inclusão Financeira
Inovação em Crédito
Mitigação de impactos da pandemia
Solução Tecnológica Disruptiva
Solução para Pagamentos Instantâneos
Open Banking
ESG

3. Descrição das categorias:

Aplicativos
Soluções e projetos que envolvem as interfaces mobile ou internet de suas instituições. Todo desenvolvimento inovador que traga uma interface de aplicação mais amigável e acessível aos usuários e consumidores.


Autoatendimento
Projetos relacionados ao atendimento autônomo de consumidores no meio físico e/ou digital. Pode estar relacionado a agências, pontos de venda, aplicações, mas devem prover autonomia e facilidade aos clientes e usuários.


Customer Experience / User Experience
Projetos e soluções para melhorar a experiência do cliente e que abrangem desde o atendimento direto em lojas ou agências até o desenho de aplicações, canais de atendimento, ferramentas e processos que tornem a jornada do cliente mais fluida e agradável.


Segurança e Privacidade de Dados
Soluções e projetos físicos e/ou digitais que melhorem a experiência de segurança do cliente, incluindo cyber segurança, implementações relacionadas à LGPD e privacidade de dados dos clientes em geral. Inclui prevenção de fraudes e lavagem de dinheiro.


Eficiência Operacional
Projetos e soluções que resultem em atendimento, produtos, serviços, processos internos e/ou externos que incrementem a eficiência e eficácia das instituições e que resultem em benefícios aos clientes e usuários.


Inclusão Financeira
Produtos, serviços e soluções que pensem em inclusão das populações, bancarizadas ou não, no mercado financeiro de maneira mais acessível e facilitada. Inclui desde redução de barreiras de entrada à retenção e manutenção de clientes.


Inovação em Crédito
Soluções relacionadas a crédito, refletidas em produtos ou serviços, que tornem o crédito acessível e facilitado para todos os níveis populacionais do país, tais como novas modelagens, score e outros.


Mitigação de impactos da pandemia
Soluções, processos internos e externos (por exemplo treinamento de pessoal), serviços e produtos, implementações tecnológicas, abordagem de pessoas que demonstrem adaptação da estrutura da instituição no acolhimento das dificuldades geradas pela pandemia à toda a população, comunidade e clientes em geral.


Solução Tecnológica Disruptiva
Quaisquer projetos e soluções que reflitam em produtos ou serviços, ou melhoria em eficiência operacional que envolvam tecnologias diferenciadas e exponenciais.


Solução para Pagamentos Instantâneos
Produtos ou serviços inovadores em soluções de pagamento.


Open Banking
Projetos para compartilhamento de informações, desenvolvimento de plataformas e APIs, segurança de dados, privacidade etc. Com vistas a inovação no ecossistema Open Finance.


ESG
Projetos e soluções que abranjam os aspectos de preocupação com o meio ambiente e ecossistema em geral, sustentabilidade, inclusão social e financeira, preocupações com as comunidades locais e globais e estejam conectados com todos os aspectos de governança e transparência necessários ao mundo de hoje.


4. Também serão premiados, eleitos de acordo com o resultado de voto popular online (peso 1) e voto de especialistas (peso 2):

a. Banco do Ano
b. Empresa do Ecossistema Financeiro do Ano
c. Personalidades financeiras

IV - Inscrição

1. O case pode ser inscrito tanto pelo desenvolvedor, quanto pelo beneficiário da solução, sempre considerando quem é o usuário final para definição do pilar de inscrição: 1. Bancos (tradicionais e nativos digitais); 2. Empresas de meios de pagamento; 3. Empresas do ecossistema financeiro (conforme descrito no item III deste regulamento).

2. Os cases deverão ser escritos de maneira clara e objetiva, com o maior volume de informações relevantes, apresentando os principais diferenciais e relatando os resultados e os impactos no negócio, com números comparativos, sempre que possível. Depoimentos podem ser acrescentados.

3. Itens da inscrição:

a. Contexto/desafio que estimulou o desenvolvimento;
b. Solução desenvolvida;
c. Resultados obtidos;
d. Nome dos participantes envolvidos no projeto;
e. Vídeo pitch de até 1 minuto sobre o case (opcional).

4. O custo para a inscrição de cada case será de R$ 695,00. Este valor pode ser pago via Paypal ou cartão de crédito.

5. A Nota Fiscal será enviada à empresa responsável pela realização da inscrição.

6. Não há limite de inscrições de cases por empresa.

7. Tabela de descontos (válido para o mesmo login e senha):

CASES % DESCONTO VALOR (POR CASE)
1 0 R$ 695,00
2 a 5 5 R$ 660,25
6 em diante 10 R$ 625,50

V - Julgamento

1. A avaliação dos cases será realizada por profissionais ligados ao sistema financeiro, com profundo conhecimento sobre o mercado, seus produtos, serviços, consumidores, políticas e inovações e serão responsáveis por eleger os vencedores em cada categoria.

2. Os critérios de avaliação dos cases são:

a. Inovação: o case apresentou soluções inovadoras, em termos de projeto, desenvolvimento e execução, que contribuíram de forma decisiva para o sucesso do produto final;

b. Desafio: o case explicitou a dor/ problema que motivou o desenvolvimento da solução;

c. Resultados Alcançados: o case retratou se os frutos obtidos em decorrência da solução são significativos e, de fato, solucionaram as questões identificadas nos desafios;

d. Sustentabilidade: o case resultou em benefícios nas esferas social, econômica e ambiental;

e. Experiência/ Benefícios para o cliente: o case gerou benefícios tangíveis e perceptíveis ao cliente, melhoria na experiência de usabilidade ou mais facilidade;

f. Impacto no Negócio: o case proporcionou vantagens mercadológicas, econômicas, fortalecimento da marca, visibilidade, conquista de clientes, entre outros.

3. Os finalistas serão anunciados até o dia 6/11.

4. Os vencedores serão comunicados na cerimônia de premiação.

5. O júri é soberano em suas decisões, que são irrecorríveis.

VI - Premiação

1. O Prêmio será concedido ao primeiro colocado de cada categoria, com entrega de certificado e troféu.

a. Será definido, em comum acordo junto aos vencedores, o processo de entrega presencial do prêmio.

2. Em razão dos impactos da COVID-19, continuamos este ano, a Cerimônia de premiação acontecerá em formato Virtual, nos dias 6 de dezembro de 2021, e será aberta a todos os interessados.

3. Caso o quadro geral da pandemia do coronavírus se altere positivamente e torne possível a realização em formato presencial, a organização da premiação divulgará local e horário do evento, bem como as informações sobre a distribuição dos convites.

VII - Disposições Gerais

1. Os participantes concordam automaticamente, no ato da inscrição, com a utilização gratuita de seu nome, fotos e dados relativos aos cases apresentados, para divulgação em qualquer meio de comunicação, nacional e internacional, impresso ou eletrônico, em português ou em tradução para outros idiomas, não sendo devido qualquer valor ao participante, a qualquer título e tempo.

2. O participante assume plena e exclusiva responsabilidade pelo projeto apresentado no que tange a: titularidade, propriedade e originalidade. Além disso, declara ter compromisso por eventuais violações a intimidade, privacidade, honra e imagem de qualquer pessoa ou empresa, a deveres de segredo, à propriedade industrial, direito autoral e/ou a quaisquer outros bens juridicamente protegidos, assim como de eventuais despesas com o desenvolvimento e a realização do projeto, eximindo a Cantarino Brasileiro de toda e qualquer responsabilidade relativa a tais fatos, aspectos, direitos e/ou situações.

3. O presente regulamento e/ou a premiação poderão ser alterados, suspensos ou cancelados, sem prévio aviso, por motivo de força maior ou por qualquer outro fator imprevisto, que esteja fora do controle da Cantarino Brasileiro e que possa comprometer a premiação, impedindo ou modificando, de maneira substancial, a condução desta, como originalmente planejado.

4. Casos omissos, dúvidas, divergências ou situações não previstas neste regulamento serão analisados pela Comissão Organizadora.

5. Dúvidas, sugestões ou comentários: premio@cantarinobrasileiro.com.br

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